Os motéis estão de luto – R.I.P. Isaac Hayes

 

Se o céu fosse um grande motel, não faltaria gente para embalar casais celestiais apaixonados com uma boa trilha sonora. Isaac Hayes morreu neste domingo, de causas ainda desconhecidas. Assim, ele se junta aos outros integrantes da santíssima trindade da “música para amar”: Marvin Gaye, assassinado pelo próprio pai em 1984; e Barry White, morto em 2003. Acredito que pelo menos um terço da humanidade deve ter sido concebido graças a climas criados pela obra de um desses três gênios.

 

O trabalho mais marcante de Isaac foi a trilha sonora do filme-símbolo do gênero “blaxploitation”: “Shaft”, de 1971. Trilha que, aliás, lhe rendeu um Oscar. Mas a voz grave e safada do Moisés Negro também cantou canções bem sugestivas como “Moonlight Lovin´”, uma ode ao ménage à trois (“as estrelas nunca conseguirão descrever / o encontro entre você, você e eu”). Na mesma linha de safadeza, Hayes dublou o personagem Chef, de “South Park” em músicas como a nada sutil “Chocolate Salty Balls” (“chupe minhas bolas salgadas de chocolate / elas são cheias de vitaminas e boas para você”).

 

Mas apesar de abusar da pedreiragem em alguns momentos, nosso herói também tinha sensibilidade. Mesmo quando a situação era bem politicamente incorreta. Em “(If Loving You Is Wrong) I Don´t Want to Be Right”, Hayes tentava conquistar uma mulher mesmo dizendo ser casado e com dois filhos pequenos para criar. “Você está errada em dar seu amor a um homem casado? / eu estou errado em tentar preservar a melhor coisa que já tive? / eu não quero estar certo se isso significa dormir sozinho à noite”.

 

Isaac Hayes morreu aos 65 anos na casa onde morava em Memphis. O corpo foi encontrado ao lado de uma esteira ergométrica. Que ele vá em paz e saiba que a inspiração causada pela obra dele é a mais natural celebração da vida.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Os motéis estão de luto – R.I.P. Isaac Hayes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s