Twin Peaks e suas musas

twin peaks musas

Muito antes de CSI, já havia um seriado cuja história é quase toda baseada em investigação criminal. Lost ainda nem sonhava em ser criado e outro programa de TV já mostrava um lugarzinho onde tudo de mais bizarro acontecia. Com uma antecipação de pelo menos 15 anos em relação a esses dois grandes sucessos, a televisão americana teve um de seus grandes marcos. No início dos anos 90, Twin Peaks fez história ao levar para a TV aberta o não-convencional em vários sentidos.

A história se passa em uma pequena cidade no estado de Washington e gira em torno do assassinato de uma bela estudante de 17 anos, Laura Palmer. O crime choca a cidade e motiva a ida do FBI para assumir a investigação. O agente especial Dale Cooper, uma figuraça excêntrica, utiliza métodos pouco objetivos para trabalhar. Leva em consideração sonhos, visões e devaneios loucos na coleta das pistas. À medida que avança no inquérito, Cooper percebe que Twin Peaks não é uma cidade exatamente pacata. O clima de tranquilidade é quebrado por adultérios, tráfico de drogas, prostituição juvenil na classe média e incesto. Ou seja, nada de tão anormal assim. Fora as bizarrices como um homem de um braço só, um espírito que invade os corpos de alguns personagens, chalés no meio da floresta que representam forças do bem e do mal…

Só que entre tantos fatos, Twin Peaks se destaca pela presença de belos tipos femininos, influenciados pela moda da época. Blusas com ombreiras, saias e calças com cintura acima do umbigo, cabelos bufantes e formas que antecedem a era dos bustos siliconados. Nada que ofuscasse a formosura das musas do seriado, que mereceram até a capa da revista americana Rolling Stone na época.

twin peaks RS

5) Donna Hayward (interpretada por Lara Flynn Boyle)

 donna

É a melhor amiga de Laura Palmer. Mas, depois do assassinato, começa a ter um caso com James, o namorado secreto da falecida. Donna é uma personagem discreta e amedrontada por guardar muitos segredos de Laura. Em termos plásticos, chama a atenção pelos belos olhos azuis.

4) Laura Palmer (interpretada por Sheryl Lee)

 LauraPalmer

Um dos poucos casos de protagonistas-defuntas da teledramaturgia, Laura Palmer só aparece em flashbacks em Twin Peaks. Era o estereótipo da “rainha do baile” das escolas americanas: loira, olhos verdes, ar angelical, sorriso encantador… Mas contrariava o rótulo e vivia intensamente (no bom e no mau sentido). Acabou virando vítima de suas neuras e excessos. Será sempre lembrada pela sua beleza, no entanto.

3) Norma Jennings (interpretada por Peggy Lipton)

 norma jennings

Única representante pós-balzaca no nosso Top 5, Norma Jennings é uma quarentona em Twin Peaks. É a dona do restaurante Double R Diner, onde toda a cidade se encontra. É casada com um homem que cumpre detenção condicional por homicídio, mas tem um affair com Ed, mecânico que também é casado. As estripulias conjugais parecem até potencializar o charme de Norma. A atriz hoje tem 62 anos de idade.

2) Shelly Johnson (interpretada por Mädchen Amick)

 shelly

Ela é garçonete no Double R Diner e leva uma vida razoavelmente sofrida. É casada com o caminhoneiro/drug dealer Leo Johnson, de quem ela sofre todo tipo de abuso. Apanha, é ameaçada… Só que ela consegue encontrar coragem suficiente para trai-lo com Bobby Briggs, capitão do time de futebol americano da escola. O ar de coitadinha inflama a beleza espetacular de Shelly, seus cabelos cacheados, sua boca carnuda e seus olhos azuis acinzentados.

1) Audrey Horne (interpretada por Sherilyn Fenn)

 audrey1

Filha do dono do hotel Grand Northern, Audrey é a típica riquinha mimada. Mas tem um charme absurdo, que mistura ingenuidade e malícia. Algo como uma jovem Marilyn Monroe do final dos anos 80, só que com muito mais tutano. Esperta até demais, Audrey se apaixona pelo agente Dale Cooper e tenta ajudá-lo na investigação do assassinato de Laura Palmer. Só que impressiona menos pela inteligência do que pelo visual: cabelos curtinhos semi-bufantes e olhos azuis (o que parece ter sido pré-requisito para os papéis femininos no seriado).

Twin Peaks teve duas temporadas e está disponível em DVD no Brasil. Pode assistir que eu recomendo. E dê sua opinião a respeito das musas do seriado. Manda ver aí nos comentários!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Twin Peaks e suas musas

  1. Eu achava bonita a Shelly… Mas você esqueceu da Lauren Graham… Se bem que naquela época, ô cabelinho ruim que ela tinha!
    Pensando agora, dos homens, o mais bonito era o Bobby Briggs…
    O véio doido-espírito do mal lá (BOB) também era um gato! 😛

    Affe, esse seriado me deixou com uma raiva… Maldito David Linch!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s