Lua vai…

lua

Quarenta anos atrás, a corrida espacial chegava ao seu clímax. Neil Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins, tripulantes da missão Apollo 11, se tornavam os primeiros astronautas a pisar em solo lunar. Milhões de pessoas assistiram pela TV o “pequeno passo para um homem, mas um enorme salto para a humanidade”. Foi um fato/feito que romantizou as expedições astronômicas e desromantizou um pouco a própria lua. O único satélite natural da Terra, que sempre inspirou os amantes por sua beleza e seu brilho, era na verdade um astro empoeirado e esburacado. Pelo menos há uma curiosidade interessante nisso. Enquanto especialistas dizem que missões como a Apollo 11 são “dinheiro jogado fora”, a lua segue embalando a criatividade dos artistas pop.

Como Vidas Sonoras adora uma efeméride, não poderia perder a oportunidade de homenagear os pioneiros Armstrong, Aldrin e Collins com um Top 5. Enumeremos, então, cinco grandes músicas com “Moon” no título, para embalar corações, Ipods e congêneres.

Cat Power – The Moon

A musa indie, que faz uma pequena turnê pela América do Sul neste julho de 2009, compôs “The Moon” para o disco “The Greatest”, de 2006. “A lua não é apenas bonita, ela está tão longe / a lua não é apenas congelante, ela está aqui pra ficar”.

Feist – My Moon My Man

Cantora canadense que disputa lugar no coração dos (e das) indies com Cat Power, em faixa do disco “The Reminder”, de 2007.

REM – Man On The Moon  

Não é uma música sobre a lua. E sim sobre o comediante americano Andy Kauffmann, que teve sua polêmica vida retratada no filme “O Mundo de Andy”, de Milos Forman. É um dos grandes hinos do REM, daqueles de encerrar show. A vocês, dedico uma versão ao vivo que descobri hoje. Michael Stipe, Peter Buck e Mike Mills são acompanhados pelo chefão Bruce Springsteen. Um encontro de heróis.

Echo And The Bunnymen – Killing Moon

É o maior clássico da banda de Liverpool e uma das poucas canções dos anos 80 das quais eu realmente gosto. Música sombria, letra enigmática e vocal primoroso. Este vídeo é de um programa exibido uma semana depois do lançamento do single de “Killing Moon”, em 1984.

Frank Sinatra – Fly Me To The Moon

Quem nunca dedicou essa música a uma namorada? “Fly Me To The Moon” é possivelmente um dos 10 maiores standards da música americana e, desde que foi composta, já foi interpretada por milhões de vozes, de Tony Bennett a Diana Krall e até Paula Toller. Mas foi imortalizada mesmo por Frank Sinatra, que faz um convite apaixonado para ver como é a primavera em Júpiter ou Marte.

Anúncios

7 pensamentos sobre “Lua vai…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s